terça-feira, 10 de julho de 2007

ROTA (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar)


As Rondas Ostensivas Tobias Aguiar, mais conhecidas pelo seu acrônimo ROTA, é uma tropa reserva do Comando Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
A ROTA constitui-se numa força tática que possibilita versatilidade, flexibilidade e forte capacidade de reação. A tropa empenhada no policiamento motorizado está apta a ser empregada em ações de controle de distúrbios civis mediante flexionamento imediato, através do agrupamento de viaturas, conforme o caso, Grupo, Pelotão, Companhia ou Batalhão de Choque.
Seu nome homenageia o chefe paulista das Revoltas Liberais que ocorreram em 1842, brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar (1795-1857), que havia presidido a província em duas ocasiões (de 1831 a 1835 e de 1840 a 1841), e que de Sorocaba formou um governo provisório.
Sediado em prédio histórico concluído em 1892, o Primeiro Batalhão de Polícia de Choque "Tobias de Aguiar" tem sua história confundida com a da própria Polícia Militar do Estado de São Paulo, tendo participado de inúmeras Campanhas Militares que marcaram o País, como por exemplo:
• Guerra de Canudos (1887),
• Levante do Forte de Copacabana (1922),
• Goiás (1926),
• Rio Grande do Sul (1925),
• Revolução de 1930,
• Revolução Constitucionalista de 1932 e
• combate à guerrilha em São Paulo (1970),
Sendo que atualmente esta subordinado ao Comando de Policiamento de Choque, tendo como missão principal o controle de distúrbios civis e a contra-guerrilha urbana. Supletivamente, a Unidade executa o patrulhamento ostensivo motorizado denominado "ROTA" (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), visando a prevenção e a repressão à criminalidade em apoio aos Batalhões de Área, saturando as regiões de maior índice criminal.